Virada em Ponta Porã: pesquisa mostra Carlos Bernardo ultrapassando Campos na ponta das intenções de voto
Na última semana antes das eleições a disputa pela prefeitura de Ponta Porã registra uma reviravolta na tendência dos eleitores, dentro de uma polarização entre duas candidaturas. O prefeito Eduardo Campos (PSDB), que tenta se reeleger, tinha a liderança das intenções de voto. Ele estava na dianteira até poucos dias, mas não resistiu ao crescimento da candidatura de Carlos Bernardo (PDT), que chegou ao empate técnico, porém ganhando a frente na pontuação fixa.
Este resultado foi aferido pelo Instituto Phoenix&Associados e está registrado na Justiça Eleitoral, com o número MS-01662/2024. Com 401 eleitores entrevistados entre 30 de setembro e 1º de outubro, a pesquisa trabalha com confiabilidade de 95% e margem de erro de 4,88%, para mais ou para menos. Foram ouvidos eleitores na área urbana e nos distritos. A divulgação foi feita hoje (quinta-feira, 03).
Se as eleições fossem hoje, Carlos Bernardo seria eleito prefeito do município com 41,94% dos votos, contra 38,73% de Campos. Segundo a pesquisa, Pompílio Jr (PL) ficaria com 14,87% e Álvaro Soares (Podemos) com 3,03%. Os que não sabem e não responderam e os que não votam em nenhum dos candidatos somam 1,02% e 1,31%, respectivamente.
Como se pode constatar, a soma dos votos dos que não sabem em quem votar, dos que não responderam e dos que não votam em nenhum dos candidatos chega a 2,33%. Para mudar este quadro matemático, o prefeito precisa de 100% dos votos deste contingente de eleitores para chegar ao empate técnico exato, fora das probabilidades alinhadas nas margens de erro.