Campo Grande amplia espaços e acessos para esporte inclusivo e de alto nível
De janeiro a dezembro do ano passado, 13 mil pessoas participaram diretamente das atividades sistemáticas promovidas em Campo Grande pela Fundação Municipal de Esportes (Funesp). Eram 46 modalidades e agora são 48, com a inclusão da ginástica para gestantes e o futevôlei. “Queremos em 2022 chegar e até passar dos 15 mil participantes. E isso porque a política publica que a prefeitura desenvolve, por meio da Funesp, tem acima de tudo caráter inclusivo, embora também cuidemos do esporte competitivo, de alto nível, com ações especiais”, afirma Odair Serrano, diretor-presidente da Fundação.
Para que se tenha uma dimensão com melhor visibilidade sobre esse trabalho, os números do relatório anual e as novas metas podem ajudar. Em 2021, a Funesp totalizou 830.829 atendimentos. Para este ano, a previsão é chegar a um milhão. As 800 oficinas do ano passado saltaram para 840 até o fim do atual exercício. As atividades sistemáticas também ganharam novos espaços: eram 75, agora são 80.
Odair Serrano enfatiza que a política pública permite estabelecer cenários de ação integrada entre a prefeitura e a população, o que cria novos indutores para incentivar e desenvolver atividades de promoção humana. “O esporte tem esta condição, única, de ser uma alternativa muito forte de atração, especialmente das crianças e dos jovens. Muitas vezes estes segmentos só têm próximas de si as opções corrosivas, como a violência, o uso de drogas e a criminalidade”, salienta o gestor.
São estas as modalidades disponíveis no arco de cursos, oficinas e atividades regulares da Funesp: academia ao ar livre, alongamento, atletismo, baby-foot, badminton, ballet, ballet aquático, basquete, beach tennis, bocha, capoeira, ciclismo, fit dance, funcional kids, funcional senior, futebol, futebol americano, futebol sete, futebol de salão, futevôlei, GAP (ginástica aeróbica), ginjástica artística, ginástica para gestante, ginástica localizada, ginástica na cadeira, ginástica para servidores, ginástica rítmica, ginádtica/ritmos, grupo de corrida, handebol, hidroginástica, jiu-jitsu, judô, karatê, kung-fu, muhay thai, musculação, musculação ao ar livre, natação, pilates, Step (exercício aeróbico praticado com o uso de uma pequena plataforma), taekwondo, tênis, treinamento funcional, vôlei de praia,m voleibol, yoga e zumba.