22 de novembro de 2024

CAPOEIRA NO AERO RANCHO

Maguila, capoeira graduado: “Faço parte da escola Abadá capoeira que hoje se tornou a maior escola do mundo, que está em oitenta países. Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, mais precisamente no Aero Rancho, eu sou um dos representantes desta escola, que foi fundada pelo mestre Camisa, que é o estilo capoeira contemporânea.

Trabalho no Aero Rancho há mais de seis anos, é um trabalho muito difícil, damos bolsas de treinamentos para muitas crianças, ajudando-as em sua formação como cidadãos.

Quanto a Abadá capoeira, é a única escola formalizada pelo MEC, para funcionar como escola de educação. A capoeira é uma resistência, é muito importante para a comunidade, é o único esporte que tem musicalização, tem ginga, tem treinamento físico e ajuda a criança no seu emocional. As músicas são de sentimento que contam história de um passado.

Os treinamentos da escola Abadá capoeira são todos sistematizados, que ajuda a criança em todo o seu desenvolvimento físico e mental, ajuda também no seu desenvolvimento psicomotor onde a criança desenvolve a sua psicomotricidade, ganha equilíbrio através dos treinos. É um esporte que enriquece todo o mundo.

Em 2008 a capoeira foi reconhecida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio imaterial do Brasil, em 2015 foi tombada pela UNESCO, como roda de capoeira do mundo, ou seja, o mundo inteiro ginga capoeira. Digo com tristeza que ela é brasileira, e infelizmente nós a estamos perdendo para a Europa.

O mundo inteiro tem capoeira, as escolas particulares e as Universidades e aqui no Brasil ainda temos resistência em não querer reconhecer esse esporte tão maravilhoso, ela é brasileiríssima, é nossa. Infelizmente o brasileiro valoriza mais o que vem de fora do que é nosso, a capoeira é nossa e temos de cuidar.

Se você não quer treinar capoeira, não quer ser capoeirista, coloque seu filho para conhecer. O brasileiro não precisa ser capoeirista mas precisa pelo menos conhecer, saber que é algo bom. Ainda em pleno 2021 eu escuto pessoas dizerem que capoeira é macumba, vejam que absurdo, é um esporte que ajuda na música, no desenvolvimento das pessoas. A capoeira não tem nada a ver com religiões, quem tem religião é o capoeirista, que é católico, espírita, umbandista, budista, maçons e até evangélicos. Portanto valorizem a nossa capoeira”.

Obs: As aulas de capoeira são ministradas no Centro Comunitário do Jardim das Hortências I

.

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais