Ciência reconhece que alimentos tradicionais, como leite, açúcar, farinha de trigo e embutidos, causam inflamações e doenças graves
Maurício Hugo
O que se pode dizer de alguém chegar aos 70 anos de idade e descobrir que muitos dos alimentos que comeu a vida toda, desde a tenra idade até a maturidade, são de péssima qualidade, e ao contrário do que sempre se divulgou, fazem mal ao corpo humano?
É chocante e triste essa constatação que, normalmente, chega acompanhada com alguns sintomas, mais ou menos intensos, no corpo físico do septuagenário, consolidados como uma ou mais doenças. Alimentos considerados ótimos para a saúde, hoje se constata que inflamam o corpo, trazendo doenças.
Mas afinal, que alimentos são esses que se consome desde bebê, durante boa parte da nossa vida e que são responsáveis por um processo gradual de inflamação nos corpos? E que, no futuro, se transformam em doenças sérias como uma diabetes, pressão alta, artrite rematóide, artrose, alzhaimer, parkinson, vários tipos de câncer, entre ,outras tantas.
Comidas pra lá de conhecidas, como o leite de vaca, e seus derivados como queijos e requeijão, são comprovadamente inflamatórios para o corpo humano, especialmente porque a Caseína, proteína presente no leite da vaca, é muito forte para o organismo e acaba causando uma série de malefícios, inclusive às paredes do intestino humano, podendo provocar também câncer. Sem contar que o leite de vaca é um produto bastante contaminado conforme já está comprovado.
Depoimentos de inúmeros médicos conceituados como o Dr.Lair Ribeiro, a Dra. Kátia Haranaka, de Campinas, Dr. Samuel Dalle Laste, de Porto Alegre, Dr Marco Menelau, do nordeste, entre diversos outros, em palestras presenciais ou em canais do Youtube, Instagran e Facebook, abordam esses temas relacionados a alimentação com muita clareza. A médica Kátia Haranaka, por exemplo, comprova que o queijo branco e o requeijão, estão entre os produtos mais contaminados, que causam muito mal à saúde humana. Tanto que defende que todas as pessoas façam tratamento anti-vermes anualmente.
Outro produto que, surpreendentemente, está presente diariamente na mesa dos brasileiros, e que hoje, comprovadamente, é responsável por diversas doenças e desequilíbrios no corpo humano, é a farinha refinada de trigo. Presente nos pães, biscoitos, bolos, tortas, e todo o tipo de massas e no macarrão, o gluten prejudica, em muito, a saúde. Só que como os principais sintomas só aparecem em pessoas alérgicas a essa substância, a grande maioria das pessoas continua consumindo a farinha de trigo sem saber com maior clareza que seu corpo está sendo inflamado e que a médio ou longo prazo, doenças irão aparecer.
Depois que o trigo sofreu transformação genética, com o surgimento do Gluten na composição da farinha de trigo, inúmeras patologias e males começaram a surgir e hoje esse componente é um forte agente inflamatório dos corpos, danoso para a saúde das populações do Brasil e do mundo. A diabetes, por exemplo, não existia nos anos 1920, 1930. Surgiu depois da industrialização dos açúcares.
A dra Kátia recomenda aos seus pacientes que abandonem totalmente o consumo de leite e derivados e alimentos com gluten, especialmente a farinha de trigo. Ela também considera o consumo de álcool danoso para o organismo humano, especialmente ao cérebro e seus neurônios.
Outros médicos, como o dr. Lair Ribeiro, o dr Samuel Dalle Laste, tem apresentado vídeos-palestras nas redes sociais, a concordam quanto aos prejuízos graves do leite de vaca para nós humanos, da farinha de trigo, do álcool, e também do açúcar refinado, dos embutidos de carnes, todos produtos que tendem a inflamar o corpo humano, com consequências, do surgimento de patologias como a pressão alta, os riscos de infarto e acidentes vasculares cerebrais, diabetes e doenças do cérebro como alzhaimer e a doença de Parkinson.