Na França máscaras FFP2 gratuitas para imunocomprometidos disponíveis nas farmácias
Eles poderão receber 20 máscaras por duas semanas ou 50 por cinco semanas, especifica o decreto
- O HuffPost com AFP
Pessoas imunocomprometidas podem receber máscaras FFP2 gratuitamente nas farmácias a partir de 2 de fevereiro de 2022.
COVID-19 – Imunocomprometidos mais protegidos. Para fazer face à ainda rápida circulação do Covid-19 na França , o governo decidiu permitir que pessoas com um sistema imunitário fragilizado obtenham gratuitamente máscaras FFP2 nas farmácias, segundo um decreto publicado nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, no Jornal oficial .
Será necessário para isso apresentar receita médica, especifica o texto. Os interessados poderão receber 20 máscaras por duas semanas ou 50 máscaras por cinco semanas. A farmácia será reembolsada em 1 euro excluindo impostos.
Este decreto responde a um pedido insistente das associações, porque haveria entre 200.000 e 300.000 pessoas gravemente imunocomprometidas na França, segundo Yvanie Caillé, fundadora da Renaloo que reúne doentes renais na franceinfo .
No entanto, em caso de contaminação, a mortalidade de pessoas imunocomprometidas é muito alta, em torno de 15 a 20% dependendo das associações. Apesar de suas precauções, atualmente ocupam cerca de um quarto dos leitos de terapia intensiva, principalmente ao lado dos não vacinados.
Diante dessa constatação, seis presidentes de federações exigiram do presidente Emmanuel Macron no início de janeiro, em um fórum no JDD , a fazer tudo para “proteger os mais frágeis”. Eles queriam justamente o suporte total para essas máscaras, que protegem mais do que as cirúrgicas, mas são mais caras.