21 de novembro de 2024

#Verificamos: É antigo vídeo que mostra Doria e Claudia Leitte falando sobre Carnaval de São Paulo

#Verificamos: É antigo vídeo que mostra Doria e Claudia Leitte falando sobre Carnaval de São Paulo

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.DEZ.2021 | 18H18 |

Circula pelas redes um vídeo que mostra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB),e a cantora Claudia Leitte falando sobre o Carnaval que acontecerá na Avenida 23 de Maio, na capital paulista. Texto inserido no vídeo afirma que Doria e Claudia Leitte seriam genocidas, responsáveis pelas mortes de vários “colegas” durante a pandemia da Covid-19. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Olha quem ajudou a matar nosso colegas. Verdadeiros genocidas [governador João Doria e cantora Claudia Leitte]”
Texto que acompanha vídeo que mostra governador João Doria e cantora Claudia Leitte falando sobre o Carnaval que, até às 18h00 do dia 3 de dezembro de 2021, já havia sido compartilhado por mais de 9,7 mil pessoas

FALSO

O vídeo analisada pela Lupa é antigo. A gravação foi feita em fevereiro de 2018 e publicada pelo governador de São Paulo João Doria (PSDB), na época prefeito da capital, em seu Facebook oficial. Naquele ano, a pandemia da Covid-19 não havia começado e, por esse motivo, o carnaval foi celebrado sem qualquer incidente de transmissão do vírus. Somente em janeiro de 2020, na cidade de Wuhan, na China, houve a primeira confirmação de casos de Covid-19. No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da doença no dia 26 de fevereiro de 2020, na quarta-feira de cinzas daquele ano.Atualmente, o vídeo vem sendo tirado de contexto para atacar a cantora Claudia Leitte e o governador Doria. Na semana passada, a cantora foi criticada nas redes sociais por ter realizado um show no Espaço das Américas, na Zona Oeste de São Paulo. Em seu Instagram, Claudia afirmou que o evento teve limitação de público e seguiu exigência de comprovante de vacina e outras exigências estabelecidas pela secretaria de saúde de São Paulo.

Essa informação também foi verificada pelo Aos Fatos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Sites Profissionais