UEMS RUMO AO JARDIM NOROESTE
A UEMS está prestes a desembarcar na região do grande Noroeste. O chamamento pela presidenta do bairro Jardim Noroeste, Valmira Rigotti, para a reunião que aconteceu na manhã desta segunda feira(30), no plenarinho da Câmara Municipal, com a presença dos vereadores Marcos Tabosa e Ademir Santana; o deputado federal Beto Pereira; o representante do Reitor da UEMS, o professor Doutor Marlon Leal Rodrigues; a Ten. Cel. Katia, comandante da Companhia de Guarda do Noroeste; a Valmira Rigotti, presidenta da Associação de Moradores do Jardim Noroeste; a representante do conjunto Leon Denizart Conte, Laudemira Leonel de Menezes; o Rodrigo de Figueiredo Gonçalves, representante da Chacara dos poderes; a Madalena Pereira, Diretora da ACP; e grande parte das lideranças populares da região do Prosa.
Nessa audiência foi discutido uma reivindicação que há muito vem se travando pelas comunidades desta região, a importância da UEMS nessa área periférica. Uma universidade pública envolve muito mais do que Ensino, como às vezes se pensa. “extensão universitária” nem sempre é conhecido do grande público, mas o que essa ação proporciona é, com certeza, uma das maiores interfaces das instituições com as sociedades que as abrigam. É necessário desenvolver ações como essas, porque, a partir disso, você gera desenvolvimento social e emancipação, movimentação dessas diferentes classes sociais. É assim que a gente rompe essa ideia de castas, de um grupo pequeno dominando e tendo acesso ao conhecimento e o outro grupo, não. O acesso das pessoas de diferentes lugares, sobretudo de grupos mais vulneráveis, gera uma demanda para a universidade.
O professor Marlon, cauteloso, porém otimista, disse que o processo iniciou e a perspectiva foi muito boa mas é um longo caminho; fazer audiências; discussões e fazer as parcerias que é fundamental para a UEMS. Com tudo isso, baseando como foi feito na região das Moreninhas, calculo a conclusão em dois anos.
Para a liderança maior para essa conquista, Valmira Rigotti, presidente do Jardim Noroeste, está muito radiante pela receptividade de todos os envolvidos; políticos e lideranças populares, disse que acompanhará com muito empenho todo o desenrolar desse processo.
Todos os participantes deste evento estão muito otimistas, principalmente os políticos; os vereadores se colocaram a disposição para trabalharem com muito afinco; o deputado Beto Pereira disse da necessidade e importância da UEMS dentro dessas áreas periféricas de Campo Grande. “ Essa demanda terá o apoio incondicional não só da Câmara de Vereadores como também da Bancada Federal”
Valmirar Gomes