Sucesso total na segunda fase do Circuíto Ciclístico Adventure, em Jaraguari no fim de semana
Foi um fim de semana de muita alegria, congraçamento da comunidade e muita participação de toda a população de Jaraguari. A cidade se preparou para receber quase 2 mil turistas, sendo aproximadamente 1000 ciclistas e familiares. o Circuíto Ciclístico Adventure estava em sua segunda edição no ano de 2023. A primeira foi em Sidrolândia e no último final de semana em Jaraguari, sábado para a meninada e domingo para os adultos.
Quase 200 pequenos ciclistas participaram das provas. E as provas de domingo, divididas em três categorias, reuniram mais de 850 ciclistas de vários municípios sul-mato-grossenses e alguns participantes de outros estados. “Foi tudo um sucesso, muita participação, muita alegria, e para nós de Jaraguari, um orgulho, uma satisfação receber todos esses turistas, ver nosso povo participando, ajudando, com muita alegria” afirmou o prefeito Edson Nogueira.
Já da parte dos promotores da festa, “nossa expectativa foi superada, foi top. A gente está muito feliz com a recepção das autoridades e do povo de Jaraguari. Prova que pequenos municípios podem realizar grandes eventos. Foram mais de 1000 atletas entre sábado e domingo, 250 troféus entregues, muitas premiações. Temos que salientar a importância dos parceiros, o governo do Estado através da Fundesporte, a Prefeitura de Jaraguari que realizou um trabalho muito bom, e os nossos patrocinadores”, salientou Afonso Brandão, um dos diretores da AZ Eventos Esportivos que tem como sócio Zilnei Ventura. Afonso informou que, com essas provas em Jaraguari, realizaram a segunda fase do Circuíto Ciclístico Adventure e que deverão realizar outros 9, pelo menos, até o final do ano.
Depoimentos
Meire da Silva Alcântara venceu uma das principais provas femininas, Ela é de Rochedinho e perguntada sobre que havia sido mais difícil no percurso afirmou “foi tudo bem difícil, especialmente os trechos de subida. Graças a Deus a areia não estava tão pesada porque tem chovido né, mas mesmo assim, a areia molhada pesa, você tem que fazer muita força. Mas, cara, esse trecho final, a trilha que eles fizeram, é muito legal”, avaliou. Questionada sobre a longa distância, uma das argumentações de outros vencedores, Meire afirmou que prefere as longas distâncias.
Cleomedis Vanelli foi o grande vencedor da principal prova masculina, de 98 km de distância. Ele chegou ao final exaustou e foi preciso esperar uns cinco minutos, alguns goles de água para que conseguisse falar a plataforma Caminho dos Ipês. “Foi tudo difícil, especialmente a distância, muito calor, e a areia”, afirmou. Mas estava feliz pela vitória e comemorou muito após se recuperar.
Conhecido como Rodrigão, o ciclista de Campo Grande, chegou ao final da prova carregando a bicicleta. Questionado o que havia acontecido explicou, “deu um forte estalo na bicicleta num trecho a 5 quilometros do final e a bike quebrou. Aí, não desisti. `Peguei a bike, e vim carregando até aqui”.
Carlos, de 71 anos, de Campo Grande, também participou da segunda modalidade de provas. A que o percurso tem 44 km. Segundo ele, pedala faz alguns anos e não tem preocupação em vencer. Participa pela possibilidade de se exercitar e também pela alegria e o convívio com tantos ciclistas, jovens ou de mais idade como ele.
Elias, da equipe Cinop, de Campo Grande, também teve problemas com a sua bike. Chegou no final da prova ajudado por uma ciclista e um outro participante. Questionado o que tinha acontecido afirmou bem humorado: “quebrou o pé de vela, a rebimbola da parafuzeta”. Segundo ele, ainda longe do final, estava entre os 20 primeiros quando teve o problema na bike. Aí teve o apoio de dois outros participantes e conseguiu chegar.
Edinéia conseguiu chegar, mas tendo muitas câimbras. Necessitou atendimento, massagens nas pernas. Segundo ela, num trecho ainda distante do final, numa subida, começou a ter câimbra em uma das pernas, mas seguiu pedalando, depois passou para a outra perna. “Foi difícil, mas eu continuei pedalando com muita dor”, afirmou.
Entre as crianças, um dos destaques foi o Nícolas, de 9 anos, que surpreendeu participando junto com os adultos nas provas de domingo. Foi recepcionado pela mãe ao chegar ao final da prova.
Crianças fizeram a festa no sábado
Provas das crianças aconteceram no sábado
Foram mais de quase 200 inscritos para a prova do Circuíto Ciclístico Adventure, em sua segunda etapa do ano, em Jaraguari. A prova da meninada aconteceu no sábado. A largada estava prevista para as 15 horas, uma preocupação dos organizadores em função do sol muito forte e calor.
Com algum atraso, a largada foi dada e uma a uma as categorias foram se organizando e as provas sendo realizadas com o auxílio dos pais, especialmente para os pequenos. A categoria de 0 a 4 anos foi uma das mais divertidas, uma vez que os pais corriam junto com as crianças e muitas gargalhadas e sarro foram tiradas daqueles pais que, fora de forma, não suportaram acompanhar os filhos pedalando rápido. Foi uma grande festa, uma confraternização muito especial o circuíto para os pequenos, no sábado a tarde.