Dia de Santo Antônio comemorado com programação extensa
Nesta quinta-feira (13), foi comemorado o dia de Santo Antônio de Pádua, padroeiro de Campo Grande, as comemorações na capital sul-mato-grossense começou a partir das 6:30h, com muita devoção, tradição e festa.
Em preparação para esta data especial, a Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio está realizando desde o dia 31 de maio, a tradicional Trezena de Santo Antônio, um período de treze dias de orações e bênçãos diversas.
Do dia 12 a 16 de junho, também está acontecendo a 22ª edição do Arraial de Santo Antônio com apresentações musicais e barracas de comidas típicas na Praça do Rádio Clube.
Já no dia 13 de junho, dia do nosso padroeiro, a comemoração começou às 06h30 com a entrega dos 15 mil bolos de Santo Antônio com 2 mil alianças inseridas. A distribuição aconteceu em formato drive-thru na Catedral e encerrando às 13h
Um detalhe, a voluntária que estava na distribuição, Amanda Farias, já com fome foi comer o seu bolo, e para sua surpresa a aliança estava lá, aí foi só alegria confraternizando com as amigas.
No final da tarde, às 18h, os fiéis fizeram uma procissão que saiu da Catedral em direção à Praça do Rádio Clube, onde às 19h foi celebrada a Santa Missa e, em seguida, o show da Fraternidade São João Paulo II.
“As atividades deste mês são oportunidades para nos reunirmos em fé e gratidão, lembrando que a intercessão de Santo Antônio é fonte de muitas graças e que a sua história continua a inspirar todos nós”, afirma o pároco da Catedral, Padre Wagner Divino.
Padroeiro de Campo Grande
Embora tenha sido reconhecido como padroeiro em 2001, a ligação de Santo Antônio de Pádua com Campo Grande é histórica e começou antes mesmo da emancipação da cidade.
José Antônio Pereira era devoto de Santo Antônio e pediu sua intercessão, prometendo que se suas preces fossem atendidas, construiria uma igreja dedicada ao Santo.
Após a sua chegada, José Antônio cumpriu sua promessa e construiu uma capela de pau-a-pique em 1878, que anos depois, em 1991, foi consagrada como Catedral Metropolitana por ocasião da visita do Papa João Paulo II.
Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio é um dos santos mais populares no Brasil e um dos mais importantes no Catolicismo. É conhecido como protetor das coisas perdidas, dos pobres e o Santo dos milagres.
Ele entrou para a ordem dos franciscanos e dedicou sua vida à pregação e à caridade. Durante seus sermões nas praças e igrejas, muitos doentes e pessoas com deficiência ficavam curadas.
Além disso, Santo Antônio também é muito conhecido como Santo casamenteiro devido a ações de generosidade para fazer com que mulheres tivessem condições de se casar.
Santo Antônio faleceu no dia 13 de junho de 1231, em Pádua (Itália) e foi canonizado menos de um ano após sua morte. Em 1946, foi proclamado Doutor da Igreja, título que reconhece sua profunda influência teológica e sabedoria.
Serviço
- Arraial de Santo Antônio: de 12 a 16/06 na Praça do Rádio Clube
- Entregados bolos: dia 13/06, das 06h30 às 13h, na Catedral
- Procissão: dia 13/06, às 18h, saindo da Catedral
A Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio está localizada na Rua Lydia Bais, nº 29, Centro.