Ação do 1º Batalhão de polícia Militar
O 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sob o comando da Tenente-Coronel Kátia Souza Santos Ramiro, tem realizado várias operações para combater furtos e roubos de veículos, residências e comércios na região central de Campo Grande. Essa é uma tarefa desafiadora devido ao aumento dos dependentes químicos e da população em situação de rua, que representam um problema de saúde pública que não tem recebido atenção adequada dos governos ao longo do tempo.
O trabalho do 1º BPM tem sido eficaz no combate à violência, realizando abordagens em pontos estratégicos identificados como suscetíveis a furtos e roubos, especialmente durante a madrugada com rondas. Além das equipes de radiopatrulha e Força Tática, há o reforço das equipes do CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo), utilizando o helicóptero PT-FRN, da ROCAM (Rondas Ostensivas de Choque e Ações Motociclistas) e do pelotão do BPMChoque (Batalhão de Polícia Militar de Choque).
A comandante Kátia destacou que, apesar das dificuldades, têm conseguido reduzir a violência na região central, como mostram os números comparativos entre julho de 2023 e julho de 2024: roubo a comércio (-100%), furtos simples em residências (-78,05%), furto qualificado em comércio (-75,86%), furto qualificado em residências (-71,43%), furtos simples em comércio (-67,57%) e roubo em via pública (-60%).
A TC PM Katia, se destaca por sua isenção e responsabilidade ao receber todas as pessoas que a procuram. Além de tratar as reclamações de todos os segmentos da sociedade com muita presteza, ela também fornece informações necessárias para que as pessoas se precavenham e evitem o acesso de marginais.
Valmirar Gomes