17 de abril de 2025

Terenos prepara um grande evento para festejar o aniversário do município

O município de Terenos, um dos que compõem o “Caminho dos Ipês”, está se organizando de forma eficiente para o ano de 2023. Já há alguns eventos tradicionais programados e trabalham por melhorar a organização, as ações que atraiam turistas e a forma como realizar os eventos com mais eficiência. Entre esses estão o Carnaval (já realizado com grande sucesso este ano) e também o Aniversário do Município.

Uma programação recheada de eventos está sendo preparada pela Prefeitura com shows musicais, rodeio, torneio de laço comprido, feiras, e muito mais para que a população de Terenos festeje com alegria e animação o dia do aniversário do município.

Falando a plataforma Caminho dos Ipês, o secretário de Turismo, Valdecir Batista Alves, garantiu toda a atenção e disposição do prefeito Henrique Wancura Budke, do PSDB, para tornar o segmento turístico mais uma importante prioridade de Terenos.
Segundo Valdecir, Terenos se associou à IGR – Instância de Governança Regional do projeto “Caminho dos Ipês” no final do ano de 2021. De lá para cá vem trabalhando na organização do segmento turístico local culminando, inclusive, com a criação do Conselho Municipal, que se concretizou com o retorno às atividades da Câmara Municipal, quando o projeto foi aprovado pelos vereadores. O turismo estava incluído no Conselho de Cultura, Esporte e Lazer e passa a ser um Conselho independente, o Conselho Municipal de Turismo.

Outra providência importante foi a reestruturação das secretarias municipais. De somente um departamento, o turismo passou a compor a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que agora reúne Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Meio Ambiente. Segundo Valdecir, todas essas providências vão facilitar e fomentar as ações no setor turístico de Terenos.

ATRATIVOS

Um dos atrativos importantes é a chamada região do Cachoeirão, que conta com balneários, cachoeiras, pesque-pague, pesqueiros comunitários, entre outros atrativos. “Alguns empresários locais investiram em hotelaria para o segmento do turismo de pesca, e também vem ganhando força o setor de gastronomia com a inclusão de produtos nativos da região. Comer um peixe, mas comer um peixe com barú, ou com pequi, uma geléia de pequi, ou geléia de guavira. Enfim, a proposta é estimular que os empresário passem a usar frutos nativos, alimentos próprios da região, como forma de diferenciar um pouco a gastronomia e assim permitir que isso se torne atrativos a mais”, explicou. Para isso tem sido realizados cursos e capacitações dos agentes e produtores locais, como forma de treiná-los e prepará-los para esses objetivos.

O asfalto está chegando ao Cachoeirão, facilitando o acesso aos balneários, garantindo mais segurança para os turistas, E conforme lembrou Valdecir, um outro atrativo importante é a Reserva Canindé, que é um balneário já bastante conhecido e com excelente frequência de visitantes. E citou também o turismo da Agricultura Familiar que está ganhando muita força, envolvendo um grupo de cinco produtores que já se cadastraram junto ao Senar que tem parceria com a Prefeitura para receber assistência técnica durante 2 anos e dessa forma desenvolver as rotas de passeios e visitas a cachoeiras, especialmente na região do Assentamento Santa Mônica. São produções de hortaliças, frutas, leite e derivados, que comercializam nas feiras que a Prefeitura está estimulando.

Outro destaque citado pelo secretário de Turismo de Terenos é o Clube de Mães que atua no local conhecido como Ponte do Grego. Foi igualmente criado um evento, tipo de uma feira grande, envolvendo aproximadamente 60 mulheres que já vivem dessa feira onde comercializam artesanatos típicos da região, produtos de receitas próprias criadas por essa comunidade da Ponte do Grego. O prefeito Henrique Brudke gosta de priorizar aqueles projetos que vem da comunidade, sugeridos pela população. Esses, pela experiência de Valdecir como funcionário da Agraer, sempre dão mais certo do que aqueles que partem da Prefeitura.

Um ponto importante que Valdecir também salientou é a revisão que vem sendo feita na legislação referente a inspeção sanitária municipal que representa, em alguns casos, entraves para o desenvolvimento das atividades econômicas de menor porte. Com essa providência a Prefeitura está apostando que muitos projetos sejam agilizados e possam começar a apresentar resultados positivos tanto para os pequenos empresários quanto para o município.

A prefeitura também está estudando, como forma de organizar e facilitar o acesso dos turistas um sistema de voucher, que poderá ser adquirido com antecedência pelos visitantes, pela internet, mas isso é um projeto para mais para frente, conforme explicou o representante da prefeitura de Terenos.

Maurício Hugo
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Comments are closed

    Sites Profissionais